domingo, 20 de dezembro de 2009

O lixo e o mosquito da dengue.

Por Eduardo Silva.

Sabemos que o lixo jogado fora nas ruas da cidade ou em locais inadequados, causam uma imagem negativa aos olhos dos que moram e visitam a cidade, mas além desse problema, temos outro ainda maior, que é a proliferação de pragas e mosquitos.

No Rio, todos os anos é frequente os casos de contaminação pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Todos nós sabemos que o papel da prefeitura por diversas vezes foi ineficiente, seja por negligência dos governantes da cidade ou por outros motivos ($) associados. Porém o CARIOCA LEGAL não visa apontar os erros da prefeitura ou apurar negligências dos mesmos, estamos aqui para tentar conscientizar de que todos nós moradores do estado do Rio de Janeiro podemos fazer a nossa parte.

Uma matéria retirada do site PARA ONDE VAI O SEU LIXO? , um interessante portal do governo do Rio, fala sobre o impacto causado pelo lixo na saúde dos cariocas, pois esse lixo servirá de criadouro da dengue.

Leia a matéria:

“Cuidar daquilo que jogamos fora também é papel fundamental na luta contra o mosquito.”

O lixo não tratado ou abandonado na natureza não só agride o meio ambiente como também a todos, servindo para a proliferação de diversas doenças. Uma delas já é bem conhecida: a dengue. Afinal, a dengue é uma doença que nasce no lixo. Cuidar daquilo que jogamos fora também é papel fundamental na luta contra o mosquito.

Quando o lixo fica sem cuidado e exposto a céu aberto, possíveis focos do Aedes aegypti são criados. Latas, garrafas, vasilhas, pneus, praticamente qualquer objeto que sirva de recipiente podem se tornar criadouros para o mosquito transmissor da dengue.

Cuidando bem do seu lixo, você pode evitar que ele seja mais um criadouro para a dengue. Veja abaixo os cuidados que devem ser tomados:

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.

- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue lixo em terrenos baldios.

- Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.

- Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e em local coberto.

Quer saber mais sobre dengue? Clique aqui e visite o Portal Rio Contra Dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário